O pré-operatório é a fase em que o médico avalia seu caso e responde às suas perguntas. Assim, você passa a entender melhor todas as etapas que vão acontecer a partir da primeira fase até o momento da cirurgia. Tudo isso com base em uma relação de confiança, respeito e sinceridade com o cirurgião. Assim, antes de agendar seu atendimento médico, é importante fazer uma pesquisa preliminar. Procure por cirurgiões plásticos certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e leia avaliações de pacientes anteriores. Lembre-se de que a consulta com um cirurgião plástico é apenas o primeiro passo de uma jornada que pode transformar sua autoestima e qualidade de vida.
De acordo com o Cremers, o objetivo é avaliar o caso do ponto de vista da ética médica. Outros são aqueles fatores que envolvem as projeções que acabam não se realizando, por exemplo, pensar que o corpo ficará de determinada forma e se decepcionar com o resultado. Saber desses detalhes pode ajudar em muito no processo de aceitação do resultado. Clínicas especializadas em cirurgias plásticas podem estar mais ou menos preparadas para essas situações, no entanto, o cuidado consigo nunca é demais.
Por isso, o mais importante é que o cirurgião adote todas as medidas necessárias para alcançar o melhor resultado possível. Em via de regra, esse hábito pode comprometer o funcionamento adequado do aparelho respiratório acarretando, entre outros problemas, no acúmulo de líquidos e embolia pulmonar. Por outro lado, o consumo de bebidas alcoólicas reduz o efeito dos remédios ministrados para sensibilidade a dor, aumenta o sangramento e resseca a pele.
Qual é a Sua Experiência com Este Procedimento?
Isso porque são necessários diversos anos de estudo, além da faculdade de medicina, para ser um bom cirurgião plástico. Não podemos esquecer que a prática de exercícios deve ser iniciada após a recuperação completa do paciente. Deve-se seguir à risca a recomendação médica, e é ele quem deve liberar para a atividade física.
Os procedimentos de recuperação e pós-operatórios devem ser discutidos, pois são essenciais. Conversar com o profissional vai te ajudar a projetar na sua rotina o que vai mudar e por quanto tempo. É muito comum o paciente solicitar cirurgia tendo como modelo celebridades ou tipos de corpo desejados.
Escolhendo o cirurgião plástico certo: qual o melhor caminho?
Ele explicará as técnicas disponíveis, como lipoaspiração, rinoplastia ou aumento de mama, destacando os benefícios e limitações abdominoplastia de cada uma. O cirurgião fará um exame físico detalhado da área que você deseja modificar. Isso pode incluir medições e fotografias para comparação antes e depois do procedimento. É importante que você esteja ciente das limitações e dos benefícios potenciais da cirurgia e como ela pode te ajudar a alcançar seus objetivos estéticos. Lembre-se de que cada procedimento tem seus próprios riscos e benefícios, e é importante que você entenda todos eles antes de tomar uma decisão.
A melhor anestesia é aquela que oferece menor riscos e menos durante e depois a cirurgia. Para se tornar cirurgião plástico especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica todos os médicos percorrem um árduo caminho de cursos, treinamento e especializações. Alinhe expectativas, perguntando sobre os limites e as possibilidades reais do procedimento.
Embora não seja o efeito esperado após uma cirurgia plástica, é natural que as pessoas cultivem sentimentos de arrependimento e introversão após um procedimento mal planejado. Isso porque alimentar expectativas fantasiosas por conta da informação incorreta ou indevida pode provocar resultados pouco satisfatórios. Além de conferir as qualificações do cirurgião plástico, é recomendável verificar se o hospital está habilitado para oferecer tais procedimentos bem como se oferece suporte para internação durante o pós-operatório. Se possível, faça visitas ao local para visualizar de perto como é a rotina de atendimento e adote outras medidas necessárias para garantir a qualidade esperada. Por isso, é fundamental que o cirurgião faça exames complementares para avaliar a condição geral de saúde bem como demonstre ao paciente todos os aspectos positivos e negativos da cirurgia. Entretanto, além dos exames clínicos, seguir as recomendações de pré e pós-operatório pode minimizar qualquer intercorrência.
Como é o processo de recuperação e quanto tempo leva?
Isso porque, antes de qualquer cirurgia plástica, é necessário fazer alguns exames prévios para descartar alterações que impeçam a cirurgia. O tipo de anestesia que será utilizado é um tópico importante e que deve estar presente na lista “o que esperar em uma consulta de cirurgia plástica”. Durante a consulta, o cirurgião explicará se será necessária anestesia geral, local ou sedação e discutirá os riscos associados a cada opção.
Ele também pode solicitar exames médicos adicionais no pré-operatório para confirmar a viabilidade da intervenção cirúrgica. O cirurgião plástico é mais apto para avaliar as insatisfações estéticas da paciente e definir qual técnica vai entregar resultados mais satisfatórios. Dessa forma, apresente ao médico suas insatisfações e pergunte qual a orientação de cirurgia plástica para o caso.
Isso porque, o cirurgião realizará uma avaliação física para determinar a melhor abordagem para o seu caso. Muitas pessoas se questionam sobre o que esperar em uma consulta de cirurgia plástica. Muito disso se deve ao fato de existirem muitas informações falsas e mitos circulando nas principais redes sociais, logo alguns pacientes apresentam dificuldade em encontrar fontes confiáveis. Acima de tudo, a primeira consulta com um cirurgião plástico tem como objetivo discutir suas expectativas e preocupações.
O grupo foi dividido entre pacientes que eram sedentárias e pacientes treinadas. Dois meses após passar pela cirurgia, o segundo o grupo retomou seus exercícios, que perduraram por quatro meses. A principal conclusão do estudo foi de que o exercício aeróbico e muscular combinados exercem papel regulador para evitar reganho de gordura após a operação e na correção da mudança de gordura para a região visceral.
Como já dito, o pré-operatório é uma etapa primordial para o resultado de um procedimento cirúrgico de caráter estético. Afinal, é na primeira consulta que o cirurgião avaliará cada caso, além de esclarecer eventuais dúvidas. Em outras palavras, o paciente deve sair desse encontro compreendendo todas as etapas da cirurgia.